domingo, outubro 07, 2007

Dois luso-americanos candidatos à legislatura em Nova Jersey

Dois luso-americanos esperam conquistar o direito a estar em Janeiro entre os 120 legisladores de Nova Jersey quando em 6 de Novembro próximo forem contados os votos dos 4,8 milhões de eleitores deste estado norte-americano.
O democrata Joe Vas, que exerce desde 1990 as funções de presidente da câmara de Perh Amboy (47.000 habitantes), espera ser eleito no Distrito 19 para um terceiro mandato de dois anos na Assembleia Legislativa e Alberto Coutinho é considerado um dos candidatos democratas à mesma câmara legislativa com mais possibilidades no Distrito 29, que já representou em 1997, por nomeação, durante alguns meses.
Coutinho, cuja família emigrou do Marco de Canaveses nos anos 60, tem estado ligado à organização do Dia de Portugal em Newark e a organismos do futebol norte-americano, como a Y League e a United Soccer League.
Nas eleições legislativas estatais, Nova Jersey está dividido em 40 distritos eleitorais, que elegem 2 legisladores para a Assembleia e 1 para o Senado estatal. O Distrito 29 inclui a maior parte da cidade de Newark e todo o vizinho município de Hillside.
Coutinho forma a equipa do Partido Democrata (PD) do Distrito 29 com Grace Spencer, para a Assembleia Legislativa, e com Teresa Ruiz, a candidata da mesma lista ao lugar do Distrito 29 no Senado estatal.

No Distrito 19, Vas e um seu companheiro de lista enfrentam apenas os dois adversários republicanos num distrito que partidariamente lhes é favorável.
Coutinho e Spencer concorrem também à Assembleia num distrito maioritariamente democrata, mas entre os seus oito adversários está uma candidata independente que tem grande apoio entre o eleitorado afro-americano. Coutinho, Spencer e Ruiz venceram em Junho as eleições primárias do PD no Distrito 29, onde investiram 200.000 dólares, mas estão agora empenhados na fase final das eleições gerais onde o seu partido se prepara para gastar perto de meio milhão de dólares.
No dia 13 de Outubro, estes três candidatos democratas à Legislatura estatal, com sede em Trenton, vão também lançar uma campanha de recenseamento eleitoral no Bairro Leste de Newark, onde reside a maior parte da comunidade portuguesa da cidade. Neste bairro estão identificados 5.337 eleitores luso-americanos, número que pode decidir as eleições do Distrito 29 no dia 6 de Novembro. Tendo em conta que 2007 não é ano de eleições presidenciais nem de eleições para o Congresso federal, não se espera uma alta participação eleitoral.
Em 6 de Novembro, submetem-se também ao veredicto eleitoral Francisco Nascimento, em Harrison, e José Silva, em East Newark (Nova Jersey), sendo candidatos do PD a vereador e concorrendo sem oposição.

Sem comentários: