Cerca de 80 por cento dos eleitores de Gibraltar participaram nas eleições de hoje para escolher o novo governo da colónia britânica, onde já se iniciou a contagem dos votos.
Uma hora antes das urnas fecharem já tinham votado 78,59 por cento dos cerca de 20 mil eleitores inscritos.
A projecção de resultados, realizada pela cadeia de televisão pública GBC deverá ser divulgada às 23:00 locais, menos uma hora em Lisboa.
Dado o pequeno número de eleitores, a projecção deverá dar uma indicação bastante clara do resultado, já que foram ouvidos cerca de 12 por cento dos eleitores à saída das urnas.
Nos boletins de voto estão representantes de três forças políticas e dois candidatos independentes, sendo os favoritos o actual chefe do governo, Peter Caruana do Partido Social-Democrata, e Joe Bossano, que lidera uma coligação liberal socialista e que já governou a colónia. A terceira força política é o Partido Democrático Progressista, liderado por Keith Azopardi.
O voto decorreu praticamente um ano depois da população de Gibraltar ter aprovado em referendo o novo texto constitucional, que segundo Caruana permite criar um relacionamento mais moderno com o Reino Unido, que deixa de ser "colonial".
Sem comentários:
Enviar um comentário