terça-feira, outubro 23, 2007

UE: Angola é "parceiro privilegiado" da Rússia

A Rússia tem em Angola um "parceiro privilegiado" e "boas perspectivas de cooperação" com Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, garante Serguei Lavrov, chefe da diplomacia do Kremlin. Face à Cimeira UE/Rússia dos dias 25 e 26 em Mafra, falando sobre a "estratégia africana" do seu país, não separa o diálogo com os PALOP da política geral seguida por Moscovo para aquele continente.

A "nova dinâmica" das relações Rússia-África passou por recentes visitas do Presidente Vladimir Putin à Argélia, Egipto, Marrocos e África do Sul em 2005 e 2006.
Em Março o périplo africano de cinco dias do primeiro-ministro Mikhail Fradkov a Angola, Namíbia e África do Sul teve como corolário a celebração de relevantes acordos de cooperação.
No caso angolano, a cooperação russa incide nos sectores energético (petróleo) e mineiro - o país é o sétimo produtor mundial de diamantes -, financeiro e bancário, madeireiro e das pescas, da metalomecânica, equipamentos agrícolas e transportes, da indústria alimentar e, ainda, da defesa, segurança (prevenção do tráfico de droga) e educação, em que é paradigmática a concessão de bolsas de estudo.

Sem comentários: