quinta-feira, outubro 18, 2007

Espanha: Portugueses são cada vez mais segunda comunidade

O número de trabalhadores portugueses em Espanha voltou a aumentar no último trimestre com mais de 82.700 registados no sistema da Segurança Social espanhola (SSE), consolidando-se assim como a segunda maior comunidade da União Europeia.
Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho espanhol confirmam que a comunidade portuguesa continua a crescer a um ritmo mais elevado do que entre todos os imigrantes da UE e do que a média das comunidades estrangeiras.
Comparativamente ao final de Julho, o número de portugueses inscritos na SSE aumentou 4,5%, mais do que o aumento total do número de imigrantes oriundos dos 27. Note-se que do total de novos inscritos desde Julho, cerca de 55 mil, as inscrições de portugueses representaram 7% do total, confirmando a tendência de crescimento da emigração para Espanha.

Contabilizando apenas dados da SSE, os portugueses representam já 12,24% do total de imigrantes oriundos da UE (675 mil) - são segundos depois da Roménia (215 mil).
Em termos gerais, são 4% do total de imigrantes a residir em Espanha, e a quinta comunidade, depois do Equador (272 mil), Marrocos (262 mil), Roménia e Colômbia (150 mil).
De referir, que entre os 27, os portugueses são já a maior comunidade em cinco regiões espanholas, nomeadamente Estremadura (55,8 por cento), Ceuta (41,8 por cento), País Basco (40,4 por cento), Navarra (37 por cento) e Rioja (34 por cento).

Sem comentários: