terça-feira, outubro 23, 2007

Japão e Rússia discutem soberania das ilhas Curilas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão, Masahiko Komura, e da Rússia, Serguei Lavrov, reúnem-se hoje em Tóquio para reafirmar a disposição dos dois países para encontrar uma solução satisfatória na disputa territorial sobre as ilhas Curilas. Komura e Lavrov vão analisar também formas de fortalecer as trocas económicos entre o Japão e a Rússia.

O Japão designa as ilhas como Territórios do Norte, enquanto a Rússia os designa de Curilas do Sul. Os constantes desentendimentos sobre a respectiva posse impediram os dois países de assinar um tratado de paz definitivo depois da Segunda Guerra Mundial.
As ilhas de Etorofu, Kunashir, Shikotan e Habomai ficam perto da costa norte japonesa, fazendo parte do arquipélago que se estende de norte a sul entre a península russa de Kamtchatka e a ilha japonesa de Hokkaido. Pertencem administrativamente à região russa de Sakhalin, desde 2 de Fevereiro de 1946.
Os observadores políticos citados pela Kyodo consideraram que a intenção de Tóquio na reunião de hoje é criar um clima favorável para avançar nas negociações, à espera da mudança de Governo na Rússia, em Maio.

Sem comentários: