quinta-feira, outubro 25, 2007

Portugal é o 31º País mais globalizado do Mundo

Segundo o último Índice de Globalização realizado pela consultora A.T. Kearney e a revista Foreign Policy, Singapura lidera pelo terceiro ano consecutivo o ranking dos países mais integrados internacionalmente, seguido por Hong Kong, Holanda e Suíça, com os Estados Unidos a cair quatro lugares. Portugal alcança os 356 pontos no Índice de Globalização de 2007, ocupando a 31ª posição, ficando à frente de países como Itália, Grécia e Brasil.
Portugal é um dos cinco países mais bem cotados do ranking em termos de participação em grandes organizações internacionais, fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos”, refere João Rodrigues Pena, Vice-Presidente e Director Geral da A.T. Kearney Portugal.
Uma das conclusões principais do Índice de Globalização de 2007 é de que muitos países caíram dos lugares cimeiros devido à forte concorrência de países que pela primeira vez entraram para o ranking. Para além do mencionado, o Índice deste ano também relaciona a integração global com o tamanho do país, internet e crescimento urbano. Os resultados mostram que a globalização é mais importante para os países pequenos e com mercados menores, com menos recursos, e conclui-se também que a Internet é cada vez mais global. Por último conclui-se ainda que à medida que os países urbanos se tornam mais globalizados, os menos globalizados desenvolvem as suas cidades mais rapidamente. O Índice de Globalização, realizado pela A.T. Kearney e pela publicação Foreign Policy, analisa a integração económica, humana, política e tecnológica internacional de 72 países - mais dez que no ano de 2006 - que compõem 97% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 88% da população do planeta.

Sem comentários: