Helena Abrantes, ex-vereadora e antiga secretária da Câmara Municipal de Danbury, no estado norte-americano de Connecticut, é candidata democrata à presidência do município nas eleições gerais de 6 de Novembro. Danbury é uma cidade de 75.000 habitantes dos quais 4.056 são de origem portuguesa, segundo o Censos de 2000.
Abrantes, 44 anos, natural de Ílhavo, terá como principal adversário o actual mayor republicano Mark Boughton, que tem lançado no município uma política de limpeza em relação aos imigrantes ilegais, medidas que têm despertado acesa controvérsia e também um processo em tribunal federal.
A cidade de Danbury tem vindo a ser o destino de milhares de brasileiros, equatorianos e de cidadãos de outros países sul-americanos, o que levou Boughton a tentar transformar a polícia local em agentes de imigração em 2005, o que foi rejeitado pelo comissário estatal de segurança.
Boughton considera que a imigração ilegal está a causar pressões no sistema escolar, na habitação e no tráfego automóvel, designadamente com inúmeros condutores sem seguro.
Helena Abrantes, que nos anos de 1990 foi vereadora durante seis anos, anunciou a candidatura a presidente da câmara em Fevereiro deste ano e foi nomeada candidata pela convenção do seu Partido em Julho passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário