sexta-feira, outubro 12, 2007

Oferta e venda de vinhos portugueses estão a aumentar no Canadá

Os principais produtores portugueses de vinho estão a aumentar a oferta e vendas no mercado canadiano, prevendo-se que o ciclo de crescimento continue em 2008, afirmaram 5ª feira fontes empresariais. No primeiro semestre deste ano, houve um acréscimo de vendas de vinhos portugueses, com destaque para os tintos, que subiram acima dos 10% no período, indicou William Delgado, da delegação da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em Toronto.
Este responsável esteve presente durante a prova de vinhos que o "Grupo dos 7" maiores produtores portugueses do sector realizou em Montreal, depois da acção promovida terça-feira em Toronto. O G-7 - que conta presentemente apenas seis produtores, após a saída da Sogrape - é constituído pelas Caves Aliança, Aveleda, Bacalhôa, Finagra - Herdade do Esporão, José Maria da Fonseca e Caves Messias. Delgado explicou também que o momento de alta nos vinhos portugueses se deve ao facto de estarem a "entrar na moda" e ganhar popularidade junto dos consumidores, principalmente os durienses e alentejanos. O vinho do Porto, por sua vez, está a numa fase de estagnação no Quebeque, região que é a maior importadora e consumidora destes vinhos.

Nas grandes províncias do Ontário e do Quebeque, a comercialização de vinho e outros produtos alcoólicos está sujeita a regime de monopólio, com a venda ao público na rede de lojas das empresas monopolistas (LCBO, no Ontário, e SAQ, no Quebeque). Os produtores portugueses estão a conseguir listar novos vinhos, casos da Bacalhôa e da Herdade do Esporão, que vão estrear-se em 2008 na venda ao público no Quebeque.
Bernardo Gouvêa, administrador da Bacalhôa Vinhos de Portugal, anunciou que a empresa vai colocar à venda na província francófona a partir de Março o "Tinto da Ânfora", o "Catarina" e o "Palácio da Bacalhôa". Uma das suas gamas de moscatel de Setúbal está na fase final de licenciamento.
Por seu turno, Pedro Vieira, gerente da Finagra, realçou à Lusa que a Herdade do Esporão passará a partir de Maio a estar nas prateleiras da SAQ, através do "Monte Velho" e "Esporão Reserva Tinto", presentemente já vendidos no Ontário.
Grande êxito está a ter o produtor José Maria da Fonseca com o seu vinho branco "Albis", que tem recebido elogios da crítica especializada.

Na maioria das lojas pelo Canadá os vinhos de mesa portugueses são inexistentes, à excepção de algumas marcas no Ontário e um pouco pelo Quebeque. Além da notoriedade reconhecida aos Portos, vinhos como "Mateus Rosé", "Aveleda", e "Vila Régia" são genericamente conhecidos pelo público que ainda os associa a Portugal.

Sem comentários: