quarta-feira, outubro 17, 2007

Grã-Bretanha quer 1 milhão de Km quadrados na Antártida

O Reino Unido pretende reivindicar a soberania sobre mais de 1 milhão de quilómetros quadrados na Antártida, noticia hoje o jornal britânico The Guardian.
A reivindicação, que o Governo apresentará oficialmente às Nações Unidas, representa um claro desafio, ao espírito do tratado de 1959 sobre o continente. O acordo, para prevenir futuras disputas, proibia novas reivindicações territoriais sobre a Antártida.
Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros disseram ao jornal que estão a recolher e a processar dados para apoiar a reivindicação britânica. O objectivo é alargar os direitos de exploração das reservas de petróleo, gás e minerais até às 350 milhas náuticas.
A simples reivindicação deverá irritar países da América do Sul que acreditam ter maiores direitos sobre as riquezas naturais da região, prevê o Guardian.

Em Setembro, o jornal tinha revelado que Londres prepara um dossier para reivindicar também as águas territoriais em torno de várias ilhas, como as Malvinas, a Geórgia do Sul, a Ascensão e Rockall, a oeste da Escócia. As reivindicações baseiam-se no artigo 76 da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

Sem comentários: