terça-feira, outubro 09, 2007

Dois luso-canadianos procuram reeleição para Parlamento do Ontário

Dois luso-canadianos procuram reeleição para o Parlamento do Ontário, no escrutínio de quarta-feira, ao qual concorrem mais uma dezena de portugueses e luso-descendentes.
As eleições provinciais do Ontário visam a composição do novo parlamento e a formação do novo governo provincial pelo partido mais votado.
Os dois actuais deputados provinciais portugueses - Peter Fonseca, do Partido Liberal (PL) do Ontário, e Paul Ferreira, nascido nos Açores, do Novo Partido Democrático -, esperam ser reconduzidos à assembleia legislativa, pelos círculos eleitorais de Mississauga Este-Cooksville e Toronto York Sul-Weston, respectivamente.

No círculo de Davenport, em Toronto, zona bem portuguesa e o distrito que elegeu o único deputado federal português, Mário Silva, desta vez são Peter Ferreira e António Garcia quem pretende destronar o deputado provincial de Davenport, Tony Ruprecht.
Candidato com potencial de eleição, Ferreira diz que "Davenport é uma área em que 35 por cento dos habitantes são portugueses".
Charles de Sousa, membro do PL, conselheiro para a Internacionalização da Economia Portuguesa e executivo do Royal Bank do Canadá, candidata-se em Mississauga-Sul. Reconhece que será uma votação "renhida" e obteve muitos apoios de personalidades políticas.

Na região de Otava, John Pacheco, um contabilista de 38 anos, filho de pais açorianos, repete candidatura pelo círculo de Otava Oeste-Nepean, também pelo Partido da Aliança da Família (PAF) do Ontário.
A família luso-descendente Carvalho (de Goa), a residir em Ajax, Ontário, decidiu que, pela primeira vez, seis dos seus sete membros avançassem com candidaturas em diversos distritos eleitorais pelo PAF. Marylin (a mãe), Victor (pai) e Andrew, Daniel, Joseph e Júlia (filhos) ingressam na política para defenderem valores tradicionais da família e católicos.

Quanto a previsões de resultados para estas eleições, analistas prevêem que o PL seja vitorioso mas perderá a maioria, dando lugar a um Governo minoritário, à semelhança do verificado nas legislativas provinciais do Quebeque de Março passado e das eleições federais de 2006, que conduziram ao actual Executivo de Stephen Harper.

Sem comentários: