quarta-feira, outubro 24, 2007

O nosso homem é mesmo o nosso homem

Com a devida vénia:
Definição de diplomata: é alguém que pensa duas vezes antes de não dizer nada. E essa é uma definição geral. Calculem como é um diplomata de um país pequeno e pobre... Eu digo: qualquer coisa que não é Seixas da Costa, o nosso embaixador no Brasil. O espólio de Jorge Amado estava sem dinheiro (o governo do estado da Baía deixara de pagar o subsídio que permitia a conservação) e o neto disse na televisão que a família pensava doá-lo a uma instituição americana. Assunto interno e sensível, era altura de os embaixadores estrangeiros se calarem. Felizmente, Seixas da Costa saltou a lembrar que não era tão estrangeiro assim: "Não há dinheiro? Portugal arranja!", disse (mais ou menos). O estado da Baía recuou e voltou a pagar o subsídio. Ainda bem, a casa de Jorge Amado é mesmo lá, na Baía. Mas eu, que fui tão feliz com Gabriela e Quincas Berro d'Água, fiquei grato ao meu embaixador (meu, sim) por ter lembrado que a segunda casa de Jorge Amado é aqui.
Ferreira Fernandes in DN

Sem comentários: