quinta-feira, novembro 22, 2007

Galiza quer receber TV portuguesa em formato digital

O Bloco Nacional Galego (BNG) instou o Parlamento e o Governo espanhóis "a darem os passos necessários" para que a Galiza possa receber as televisões portuguesas em formato digital, foi hoje anunciado.
O anúncio foi feito, em comunicado, pela Fundação Via Galega (FVG), uma organização da Galiza vocacionada para a promoção de um mais estreito diálogo entre Espanha e os demais países e territórios do sistema linguístico galaico-português. Segundo a FVG, a solicitação foi apresentada, em forma de proposta de lei, por Francisco Rodríguez, deputado no Congresso espanhol pelo BNG, uma força política que faz parte do Governo da Galiza.
"Tal proposta reage ao apelo lançado em 9 de Novembro pela Fundação Via Galego para que o Estado espanhol dê os passos necessários de modo a que a Xunta da Galiza possa negociar com Portugal a recepção dos meios audiovisuais lusos", lê-se no comunicado.
O Parlamento e o Governo espanhóis ainda não deram resposta à referida proposta.
"Este tratado internacional refere que deve ser garantida a recepção directa de emissões de rádio e televisão de países vizinhos numa língua utilizada de forma idêntica ou próxima de uma língua regional ou minoritária", recorda.
A fundação acrescenta que a mesma carta apela à assinatura de acordos bilaterais que promovam o contacto entre as pessoas galegas e portuguesas nas áreas da cultura, ensino, da informação, formação profissional e educação contínua.
Carlos Callón considera "de extremo interesse para a Galiza a recepção dos canais portugueses para consciencializar a população galega sobre a utilidade comunicativa internacional da língua própria do país".

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais info:
http://mdl-galiza.org/content/view/347/