Os quatro municípios espanhóis abrangidos pelo regolfo da barragem de Alqueva - Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno - estão a dotar-se de infra-estruturas náuticas para também tirarem partido das potencialidades do maior lago artificial da Europa.
Cheles já dispõe de um cais de embarque com 24 metros, mas até final do Verão os restantes três concelhos deverão ter equipamentos semelhantes.
O cais de Cheles apresenta a particularidade de poder receber o barco de cruzeiro que já começou a navegar nas águas de Alqueva, devido à sua dimensão, enquanto do lado português só o ancoradouro de Monsaraz e a Amieira Marina - esta de capitais privados - têm capacidade para acolher as grandes embarcações.
A marina de Alqueva tem apenas 12 metros e não reúne essas condições, sendo exigido, pelo menos, o dobro.
A rapidez com que Cheles se está a movimentar já permitiu a este município dar os primeiros passos para pôr em marcha um projecto com a empresa Gescruzeiros, que prevê a criação de carreiras entre aquela localidade e as aldeias ribeirinhas de Monsaraz e Amieira.
A ideia é que o barco transporte portugueses a alguns concelhos daquela região da Extremadura e traga espanhóis até às localidades alentejanas mais próximas da barragem.
Espanha a liderar investimentos portugueses...
Que bonito!
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