quarta-feira, junho 13, 2007

Estado garante compra da colecção de discos de Bruce Bastin

A colecção dos discos de música portuguesa na posse do britânico Bruce Bastin vai ser adquirida por Portugal, garantiu hoje o Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.

"Dentro de uma semana, poderemos acertar a minuta do contrato da compra, no valor de 1,1 milhões de euros", disse o governante.

O Ministério da Cultura e a Câmara de Lisboa "aceitaram reforçar em 100.000 euros cada um, a sua participação, de modo a cobrir o valor pedido por Bruce Bastin", pelo que o ministério, a quem caberá a guarda e tratamento do espólio, participará com 400 mil euros, tal como a Câmara de Lisboa, e os restantes 300 mil euros são assegurados por um mecenas, cuja identidade não foi revelada, sabendo-se tratar de uma entidade bancária.

A colecção irá integrar o futuro Museu da Música e do Som, onde existe pessoal técnico para o tratamento e estudo deste espólio, maioritariamente constituído por discos de fado.

A colecção inclui as primeiras gravações de fado de sempre, registos fonográficos efectuados entre 1904 e 1945. Este espólio encontra-se em "muito boas condições", afiançou o investigador José Moças, que o descobriu e propôs a sua aquisição por Portugal.
Bastin tinha na sua posse cinco mil registos fonográficos de música portuguesa, entre baladas, folclore, canção ligeira e fado, a que se juntam outros três mil encontrados no Brasil e adquiridos pelo coleccionador.

Finalmente fez-se luz...

Sem comentários: