terça-feira, junho 12, 2007

Documentário: D. João II ensina China a ser superpotência

O maior documentário da televisão oficial chinesa em mais de uma década representa a ascensão de Portugal a primeira potencial mundial, através do rei D. João II, defendendo que esse é o caminho para a China se tornar na próxima superpotência.

A CCTV apresenta o monarca e Portugal como heróis, estuda o que os portugueses fizeram para tornar Lisboa o centro do mundo e reflecte sobre as lições que a China pode tirar enquanto reclama um lugar entre as maiores potências mundiais.
"A Ascensão das Grandes Potências", será dividido em vários episódios, cada um deles sobre grandes impérios da História. O primeiro cabe a Portugal, um "país pequeno, vindo de séculos de guerra, com terrenos estéreis, pobre e atrasado", que alcançou o sucesso.

Sobre Portugal, a conclusão do é que a "milagrosa ascensão portuguesa" se deve ao génio de D. João II que, com uma liderança política forte, criou "um Estado unido e vigoroso numa Europa dividida pela guerra". Um exemplo português que os líderes políticos chineses acreditam dever ser seguido.

"Portugal tinha muito ouro e prata e um aparelho de Estado forte. Mas a riqueza, que entrou como a água, saiu como a água. O povo não tinha comida decente, nem roupa, nem abrigo, nem meios de transporte. O poder político forte que antes tinha conduzido Portugal por estradas brilhantes gastou todo a força nacional e as aspirações comuns do povo", considera-se no documentário.

Sem comentários: