terça-feira, junho 05, 2007

Augusto Santos "Chávez" tem uma grande vontade de controlar os media

Não há paralelo na democracia portuguesa para a reforma legislativa da comunicação social, diz Francisco Teixeira da Mota, advogado do Público m entrevista ao Jornal de Negócios.
O Governo e a ERC estão a condicionar a liberdade de expressão, acusa.

"A ERC apareceu cheia de gana e quis mostrar serviço da pior maneira. Penso que a ERC caminhará com o tempo ou para o suicídio, se continuar com comportamentos descredibilizantes, ou então terá de se reformar", sublinha o advogado.
"Não existe em Portugal uma realidade de ‘jornalismo de sarjeta’ que justifique a criação da legislação que hoje em dia se pretende criar e que eu não conheço em mais nenhum país da Europa. Não sei se na Venezuela de Hugo Chávez, não sei se em algumas regiões de África existirá, mas na Europa não conheço", refere.

"Isto é curioso, porque é um mecanismo que eu chamaria de anal retentivo de controlo da informação que curiosamente pretende ser instalado pelo PS. Até agora nunca tinha havido nenhuma tentativa de legislação criando processos disciplinares aos jornalistas sobre faltas deontológicas que no fundo vão tocar no conteúdo da informação que é veiculada", argumenta.

Tantas críticas ao Governo e arrisca-se a ir parar ao chilindró...

Sem comentários: