quinta-feira, junho 14, 2007

Nobel da Medicina Craig Mello visita Açores em 2008

O prémio Nóbel da Medicina Craig Mello, professor e investigador norte-americano de origem açoriana, deverá visitar os Açores em 2008, a convite do presidente do Governo regional, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota do Executivo açoriano, o convite de Carlos César foi aceite, prevendo-se que o investigador se desloque ao arquipélago no final da Primavera ou início do Verão.
Professor de medicina molecular na escola de Medicina da Universidade de Massachussets e investigador do Instituto de Medicina Howard Hughes, no Maryland, Craig Mello tem raízes na ilha de São Miguel, terra do seu bisavô.
O Prémio Nobel da Medicina 2006 foi atribuído a Craig Mello e ao norte-americano Andrew Z.Fire pela "descoberta do mecanismo fundamental para o controlo dos fluxos de informações genéticas", que pode ajudar a explicar doenças que implicam um aumento da expressão genica, como alguns cancros.

Nascido em 1960, Craig C. Mello é professor graduado em bioquímica pela universidade de Brown (1982) e em biologia pela de Harvard (1990), possuindo, ainda, um doutoramento no Centro de Pesquisa do Cancro Fred Hutchinson, de Seattle.
O investigador foi distinguido com uma das principais Insígnias Honoríficas Açorianas - a Insígnia Autonómica de Valor - atribuídas nas comemorações deste ano do Dia da Região Autónoma.

Sem comentários: