quinta-feira, junho 14, 2007

CPLP: Portugal defende mais coordenação em matéria de educação

A ministra da Educação portuguesa, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu ontem, em Maputo, uma maior coordenação entre os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para resolver "problemas comuns" no domínio da educação.

"Todos os países da CPLP têm problemas com o ensino da língua, com a melhoria do português, da formação de professores e isso são matérias que nos deveriam preocupar", disse à chegada a Maputo.
A formação de professores e a qualidade do ensino do Português são temas que farão parte do encontro desta tarde com o vice-ministro da Educação moçambicano, Luís Covane. Um dos pontos altos da deslocação a Moçambique será a visita à Escola Portuguesa de Moçambique, um estabelecimento de ensino de referência na capital moçambicana pela qualidade do ensino ministrado, instalações e organização.

Maria de Lurdes Rodrigues visitará também a escola secundária de Mavalane, um estabelecimento de ensino edificado com o apoio da cooperação portuguesa numa região limítrofe da capital moçambicana com cerca de 100 mil habitantes, onde as estradas são ainda de terra e as habitações precárias. Inaugurada em Fevereiro deste ano, a escola, construída para albergar 2.200 alunos, acolhe já quase 2.700, distribuídos por quase todos os graus de ensino, da primeira classe ao 10º ano. Em Abril, durante a sua visita a Moçambique, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, apontou esta escola como um exemplo paradigmático da "nova etapa de cooperação" entre Lisboa e Maputo.

Sem comentários: