sexta-feira, junho 01, 2007

Dia Canadá-Portugal: Deputado luso-canadiano apoia projecto

Paul Ferreira, deputado luso-canadiano na província do Ontário, declarou à Lusa dar todo o apoio ao projecto apresentado em Otava para a declaração oficial do 10 de Junho como "Dia Canadá-Portugal".

Aquela iniciativa legislativa foi entregue na quinta-feira no Parlamento federal pela deputada canadiana Olivia Chow, do Novo Partido Democrático (NPD).
No projecto de diploma - "Bill C-499", a deputada pede ao Parlamento federal canadiano o reconhecimento oficial da data de 10 de Junho como o "Dia Canadá-Portugal", como forma de enaltecer o contributo da comunidade luso-canadiana em Toronto e no Canadá.

"É um acto que simboliza a grande amizade existente entre o Canadá e Portugal que dura há décadas e constitui o reconhecimento do contributo dos portugueses na construção do Canadá. Digo na construção do Canadá porque foi assim mesmo. Os Portugueses construíram este país com as suas mãos", frisou o deputado luso-canadiano do Ontário.

Caso venha a ser declarado o "Dia Canadá-Portugal", "significará que passaria a constar do calendário oficial do Governo canadiano e será para os portugueses um motivo para recordarmos as nossas origens e reflectirmos sobre as nossas raízes", adiantou.

Chow foi eleita para o Parlamento federal em 2006 pelo círculo eleitoral em Toronto de Trinity-Spadina, onde se inclui o "Portugal Village", uma das zonas de forte concentração de portugueses e luso-descendentes. É das dirigentes da Associação parlamentar de amizade Canadá-Portugal na Câmara dos Comuns em Otava (presidida pelo deputado federal luso-canadiano Mário Silva -bancada liberal), e na apresentação da iniciativa na sessão de quinta-feira na Câmara dos Comuns, Chow fez uma alusão ao significado do 10 de Junho como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas no mundo.

Sem comentários: