sexta-feira, junho 29, 2007

Expo 2010: 50% dos países lusófonos sem presença garantida

Dos oito países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apenas Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde garantiram já presença na Exposição Mundial de Xangai em 2010, disse hoje a organização chinesa.

Angola, Brasil, Timor-Leste e S. Tomé e Príncipe ainda não se inscreveram no evento, disse hoje à agência Lusa em Pequim uma responsável do departamento internacional da feira.
A mesma responsável afirmou ainda que Timor-Leste foi o único dos países lusófonos que faltam a contactar a organização do certame para saber pormenores, como o custo de participação.

No caso de S. Tomé e Príncipe, po exemplo, os contactos bilaterais com a China são raros, uma vez que o país mantém relações diplomáticas com Taiwan, ilha com governo próprio que reclama a independência da China desde 1949 e é vista por Pequim como uma província separatista, parte do seu território, e a unir a todo o custo com o resto do país.

A organização chinesa estima receber 70 milhões de visitantes de 1 de Maio a 31 de Outubro de 2010, o maior número em termos absolutos desde a primeira exibição de Londres em 1851.
O tema da feira será «Melhor cidade - Melhor Vida», aproveitando o estatuto de Xangai como um dos principais centros económicos e culturais do século XXI.
O recinto, com uma área 5,28 quilómetros quadrados, está a ser construído na zona das pontes Nanpu e Lupu, ao longo das margens do rio Huangpu, no centro de Xangai, a capital económica, financeira e industrial da China.

Sem comentários: