segunda-feira, junho 04, 2007

Egipto recusa pirâmides de Gizé em selos portugueses

O Conselho Supremo das Antiguidades Egípcias rejeitou hoje um pedido dos Correios de Portugal, que solicitou autorização para representar as pirâmides de Gize num conjunto de selos, por ocasião da votação sobre as sete maravilhas do mundo.

"O Egipto recusa totalmente tentativas de colocar as pirâmides, a única maravilha do mundo que resta das sete antigas maravilhas, em selos ou em concursos", afirmou Zahi Hawass, o poderoso "patrão" do reputado Conselho.

Sob iniciativa do aventureiro e cineasta suíço-canadiano Bernard Weber, está em curso uma votação para escolher, através da Internet, os sete locais que constituirão as «novas» maravilhas do mundo.
Datada do ano de 200 Antes de Cristo, o grego Philon de Bizâncio elaborou uma lista em que enumerou as sete maravilhas do mundo como monumentos que "não podem deixar de ser visitados" pela humanidade.
Os Jardins Suspensos da Babilónia, a Estátua de Zeus no Olimpo, o Colosso de Rodes, o Templo de Artémis de Eféso, o Mausoléu de Halicarnasse e o Farol de Alexandria já desapareceram, restando unicamente as pirâmides egípcias.

Em Abril último, as pirâmides de Gizé foram retiradas do concurso por Weber, que ainda não conseguiu "apaziguar a ira" de Hawass.
Os resultados deverão ser proclamados a 07 de Julho próximo, em Lisboa.

Sem comentários: