quarta-feira, junho 06, 2007

Portugal e encontro de culturas na Smithsonian, Washington

A exposição "Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries" é "de longe a maior, quer pelo número de peças, quer pelo número de instituições e pessoas que as disponibilizaram, quer pelo espaço ocupado" disse James Gordon, Director do Departamento de Informação da Smithsonian Institution.

A exposição, que o presidente português, Cavaco Silva, inaugurará dia 20 de Junho e estará aberta ao público entre 24 de Junho e 16 de Setembro, ocupará "todo o espaço de exibição da Sackler Gallery e uma parte do adjacente National Museum of African Art".
Em foco, estarão Portugal e o encontro de culturas proporcionado pelas viagens portuguesas dos séculos XVI e XVII.

Segundo a última relação das obras a expor divulgada pela Smithsonian, as 260 peças são provenientes de 89 instituições e 16 coleccionadores particulares, sendo o Tokyo National Museum, com 16 objectos, a instituição que mais obras fornece para a exposição.
Vêm depois o Nationalmuseet, de Copenhaga, com 13 objectos, o Museu Nacional de Arte Antiga, de Lisboa, e o British Museum, de Londres, com 12.
Há 60 instituições ou coleccionadores que disponibilizaram apenas uma obra para esta exposição.
À Lusa, Manuel Silva Pereira, assessor cultural da Embaixada de Portugal em Washington, referiu que a exposição culmina esforços que remontam a reuniões em Washington em Dezembro de 2003, estando na sua génese o empenhamento em revelar aos visitantes uma outra faceta de um país que ainda é insuficientemente conhecido nos Estados Unidos.

Para o assessor cultural, foi também fundamental o contributo especializado de Jay Levenson, à frente de uma equipa curatorial de historiadores, criticos de arte e investigadores, para dar a conhecer o Portugal pioneiro da globalização, no centro das rotas comerciais que trouxeram as especiarias ao conhecimento dos Ocidentais e permitiram o contacto entre povos e culturas de origem muito diversa.

"Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries" coincide com a presidência portuguesa da União Europeia na segunda metade deste ano e tem lugar no Verão, um período em que a capital norte-americana recebe dois milhões de visitantes, e se projecta que 15 a 20% desses visitantes vão ver a "Encompassing...".

Sem comentários: